Image Map

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ciências: Experiências


Nas aulas de Ciências, é muito importante fazermos usos de experimentos para estimular os estudantes na investigação e descoberta. Existem vários sites que publicam ótimas experiências para alunos e professores fazerem em sala de aula:

Abaixo, seguem alguns experimentos interessantes. Lembrando que para que tenham a função pedagógica, estes experimentos precisam ter ligação com os conteúdos estudados.

MAGIA NEGRA
Descubra o segredo das cores escondidas na tinta preta!


  • tesoura
  • filtro de café
  • caneta hidrocor (não use de retroprojetor*)
  • água
  • xícara ou caneca
Black Magic


1 Corte um círculo no filtro de café. (Não precisa ser um círculo perfeito, apenas uma forma arredondada mais ou menos do tamanho da palma de sua mão).

2Com a caneta preta, desenhe uma linha que corta o círculo, não no meio mas cerca de 2 cm de uma extremidade.

3 Coloque um pouco de água no fundo da xícara, suficiente para cobrir a extremidade do papel abaixo da linha. Enrole o círculo de papel para que caiba na xícara. Veja se a extremidade do círculo está dentro da água.


4Observe a água sendo puxada para cima pelo papel. Quando ela atinge a linha preta, você vai começar a ver algumas cores diferentes.

5Deixe o papel na água até que as cores cheguem no topo do círculo. Quantas cores você consegue ver?

6Se você tiver uma caneta hidrocor, desenhe uma linha num círculo de filtro limpo e seco. Coloque esse círculo numa água limpa. Essa caneta Essa caneta produz as mesmas cores da outra?

Ponto Central

Use um filtro novo e seco. Use sua caneta hidrocor para desenhar um ponto no meio do círculo. Coloque o círculo num pires e coloque algumas gotas de água no ponto central. Em alguns minutos, você vai ver alguns círculos coloridos se formando do centro para a extremidade do círculo. Nossa figura está em branco e preto, mas quando você fizer isso, vai ver muitas cores legais.

*Observação: Não dá certo usar caneta de retroprojetor pois seus

pigmentos não são solúveis em água.

O que está acontecendo?

Como é que essa Magia Negra funciona? Por que algumas tintas pretas se separam em diferentes cores no filtro de café?

Muitas canetas usam tintas feitas de pigmentos coloridos e água. Quando se traça a linha no filtro de café, a água da tinta leva os pigmentos para o papel. Quando a tinta seca, os pigmentos continuam retidos no papel.

Quando você mergulha o papel em água, os pigmentos se dissolvem. Como a água consegue difundir pelo papel, carrega junto com ela os pigmentos da tinta. Pigmentos de cores diferentes são arrastados em velocidades diferentes; alguns difundem bem mais rápido que outros. A rapidez de cada pigmento em difundir pelo papel depende do tamanho da molécula de pigmento e do quanto esse pigmento está preso ao papel. Como a água carrega os diferentes pigmentos em velocidades diferentes, a tinta preta se separa revelando as cores que estavam misturadas para formar o preto.

Nessa experiência, você está usando uma técnica chamada de cromatografia. O nome tem origem nas palavras gregas "chroma" (cor, pigmento) e "graphos" (escrever), ou seja, "escrevendo cores". A técnica foi desenvolvida em 1910 pelo botânico russo Mikhail Tsvet. Ele usou essa técnica para separar pigmentos de corantes de plantas.

Existem muitos tipos de cromatografia. Em todas elas, ou um gás ou um líquido (como a água em sua experiência)

difunde através de uma substância chamada de "estacionária" (como o filtro de café). Como os diferentes componentes da mistura são carregados com diferentes velocidades, eles param em posições diferentes. Fazendo uma análise de onde os componentes param, os cientistas podem saber o que formava a mistura original.

Cromatografia é uma das técnicas mais importantes que os bioquímicos têm para separar misturas. Ela pode ser usada para determinar os ingredientes que dão origem a um odor ou sabor particular, para analisar os componentes de poluidores, para encontrar traços de drogas em urina e para separar as proteínas do sangue nas várias espécies animais (uma técnica usada para determinar inter-relações de evolução).

Por que o preto é formado pela mistura de tintas de várias cores?

As tintas adquirem suas cores porque absorvem algumas das cores da luz e refletem outras. A tinta verde parece verde porque reflete a parte verde da luz branca e absorve todas as outras cores. A tinta vermelha parece vermelha porque reflete a luz vermelha e absorve todas as outras cores. Quando você mistura tinta verde, vermelha, azul e amarela, cada tinta da mistura absorve mais luz. Com isso, menos luz se reflete nos seus olhos. Como a mistura absorve a luz de cores diferentes, muito pouca luz é refletida e você enxerga o preto.



Do que você precisa:

  • 1 vidro com tampa
  • 1 ovo cru
  • 1 garrafa de vinagre branco


Como fazer:

1. Coloque o ovo dentro do vidro, com cuidado para não trincar a casca.

2. Adicione o vinagre, devagar, até cobrir todo o ovo.

3. Tampe o vidro e observe que aparecem várias bolhas na superfície do ovo! Parece até que está efervescendo.

4. Depois de 2 horas, troque o vinagre do frasco. Para isso, retire o ovo com cuidado usando uma colher de sopa. Não tem problema de segurar o ovo com seu dedo quando for jogar o vinagre fora, mas lave a mão depois disso. Retorne o ovo ao frasco e coloque um novo vinagre, cobrindo o ovo.

Aguarde alguns dias e você terá um ovo sem a casca, ou seja, um "ovo pelado". Se colocar o frasco contra a luz, você poderá ver a gema que está dentro desse ovo.

O que está acontecendo?

O que você viu acontecendo foi uma reação química em que houve liberação de um gás (as bolhas que saiam da casca).

O vinagre contém ácido acético em sua composição e esse ácido reage com um composto chamado carbonato de cálcio que é responsável pela formação da casca do ovo.

As bolhas que se formam durante a reaçã é do gás carbônico (ou dióxido de carbono) que, em química, é representado por CO2.

Depois de tirar a casca, você pode segurar esse ovo, com cuidado para não romper a membrana que mantém a forma do ovo, pois sem a casca ele fica muito frágil.

Saiba um pouco mais sobre o ovo de galinha

O ovo de galinha tem uma composição química bem rica. A casca tem a função de proteger o ovo que, se tivesse sido fecundado, daria origem ao pintinho. Os ovos que consumimos não são fecundados (ou "galados") e, por isso, não nascem pintinhos a partir desses ovos.

A casca do ovo contém poros que permitem a entrada de ar, o que auxilia o crescimento do embrião, caso o ovo tenha sido fecundado. A clara é composta, basicamente, por proteínas, um tipo de composto importante para nosso organismo, de alto valor nutricional. A gema é mais rica em nutriente e contém muitas vitaminas, proteínas e lipídios, além de sais minerais.

Quando toda a casca é consumida pela reação com o ácido do vinagre, o ovo mantém sua forma pois contém uma película, ou membrana, em volta da clara.


4 comentários:

  1. Olá Geane, adoro seu blog...
    Te ofereço de coração o selo de aprovação (pegar no meu blog Educar é Viver na aba ofereço), vc merece!!
    http://orientarpedagogos.blogspot.com/

    Também estou criando um blog para divulgar todos os blogs educacionais de qualidade e vc faz parte dele.
    Seja seguidora, traga o selo de qualidade (pegar na aba faça parte vc também) e indique blogs educacionais de qualidade!!!
    Seja bem vinda!
    http://diversosblogseducacionais.blogspot.com/

    Mil bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, mais eu acho o nome da experiencia "MAGIA NEGRA" um nome muito forte... Eu fui faze-la meus pais e meu avós quase me mataram, e isso era pra feira de ciências.. Tive que mudar o nome um dia antes da Feira., Parabéns, o experimento ta otimo, mais o nome... Inadequado!
    Não estou criticando, pois o experimento me ajudou, só o nome que ATRAPALHOU !

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu blog...estou começando meu blig agora e se quiser da uma passada por la tb..bjs

    ResponderExcluir
  4. adorei as dicas,exatamente o q procurava.parabéns.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails